Seminário Paranaguá 2020: palestras abordam questões técnicas, jurídicas e tecnologias que agregam valor à consultoria em Comércio Exterior

O  evento é gratuito e será realizado na sede do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Paraná, em Paranaguá, no próximo dia 14 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas a partir da doação de 1 kg de alimento não perecível

Porto de Paranaguá (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

06/02/2020

 

O seminário Paranaguá 2020 – voltado a despachantes aduaneiros, profissionais do Comércio Exterior, Logística, além de estudantes dessas áreas, de Administração e ao público em geral – contará com palestrantes atuantes no setor, especialistas em suas áreas, que destacarão questões técnicas e jurídicas do momento, além de novas tecnologias que poderão agregar valor à consultoria em Comércio Exterior (Comex).

O objetivo do evento é reunir esses profissionais e estudantes para debater todas as novidades da área, trocar experiências, conhecimentos e promover a atualização e o aperfeiçoamento necessários para quem atua no setor.

Entre os palestrantes convidados está o advogado aduaneiro Eduardo Ribeiro Costa, que faz parte do corpo jurídico da ADAB, é mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos (Unisantos) e professor convidado de pós-graduação da mesma instituição. O tema da palestra do especialista será “Responsabilidade Civil e Criminal dos Despachantes Aduaneiros – Abordagem Civil e Criminal”, na qual o especialista tratará, em âmbito criminal, de demurrages e termos de responsabilidades por contêineres; erro na identificação de alíquota dos tributos; classificação fiscal incorreta;  recolhimentos indevidos de ICMS; omissão na comunicação de avarias e danos às cargas; e responsabilidade por despesas de armazenagem portuárias. No âmbito criminal, Ribeiro ainda falará sobre representação fiscal para fins penais; operações por conta e ordem e encomenda; regimes especiais de ICMS; falsidade ideológica e material; sonegação fiscal e crime de concorrência desleal.

Costa garante que compartilhará informações importantes em sua exposição, já que as empresas hoje buscam, de todas as formas possíveis, reduzirem os custos envolvidos tanto na importação quanto na exportação. “E obviamente não estamos falando aqui de formas lícitas. O que nós traremos é, justamente, chamar a atenção dos nossos colegas para a responsabilidade civil e criminal que recaem sobre seus ombros, quando atuam em representação dos interesses dos importadores e exportadores. Fica aqui o convite para os colegas, que se inscrevam e estejam presentes”, destaca.

O despachante aduaneiro Laércio Donizetti Olivaes Munhoz, delegado da ADAB na cidade de São Paulo, também será um dos palestrantes do evento. Com sua experiência como árbitro de Comércio Internacional, membro do Conselho de Relações Internacionais da Federação Nacional do Comércio (Fecomércio), professor universitário e palestrante, Munhoz abordará a questão da necessidade da busca pelo aperfeiçoamento e conhecimento constantes, por parte dos despachantes aduaneiros, e das boas práticas na profissão com a palestra “Despachante Aduaneiro 2020”.

Munhoz enaltece a importância do porto de Paranaguá no cenário aduaneiro do País, maior do Brasil em exportação de grãos, e a parceria com o SDA “que prega a honestidade e realmente defende os direitos dos despachantes aduaneiros, o que se assemelha em muito com as políticas da Adab. Sinto-me honrado com o convite, e certamente esse evento trará muita informação de qualidade, para contribuir com nossa classe. O momento pede que a carreira se firme, com dirigentes voltados à defesa da categoria. Confesso estar ansioso, pois reconheço a importância e o momento do seguimento frente à retomada que o país promete”, ressalta.

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional e Marketing Digital

O administrador de empresas e especialista em Comércio Exterior, Edilson Sossa, proprietário da Sossa Seguros, também compõe o rol de palestrantes do evento. Em sua palestra “Seguro de responsabilidade civil profissional – Despachante Aduaneiro”, ele dará detalhes sobre o seguro para cobrir erros profissionais do despachante aduaneiro em casos específicos, como perda de prazo do Ex-tarifário (redução temporária da alíquota do imposto de importação de bens de capital, de informática e telecomunicação, quando não houver a produção nacional equivalente); classificação errada da mercadoria; preenchimento incorreto na Declaração de Importação, entre outros. Segundo o especialista, o profissional está amparado no seguro por multas previstas na lei 10.833, que alterou a Legislação Tributária Federal. Outro item importante a ser abordado pelo especialista são os erros que podem causar prejuízos financeiros aos importadores e exportadores.

Sossa destaca a importância do evento, que garantirá abordagens de assuntos modernos e atualizados, conforme o Código Civil e a Receita Federal, num dos maiores portos do segmento de grãos. “A expectativa é das melhores possíveis, poucos seminários tem, juntos, despachantes aduaneiros, advogados, profissionais do Comércio Exterior e estudantes, representantes de vários estados do País. Acredito que será um sucesso, com a estrutura e o envolvimento da Adab e do SDA. E quem tem a ganhar com isso somos todos nós”, pontua o especialista.

Fechando o time de palestrantes, o despachante aduaneiro e consultor internacional, Edmilton Ribeiro, discorrerá sobre como começou a aprender conceitos e a conhecer ferramentas do Marketing Digital na profissão de despachante e sobre como é possível qualquer profissional do setor aprender e realizar ações na área. Com formação em Comércio Exterior e negociação internacional, o CEO da Ribeiro Aduaneiro Consultoria Internacional e também diretor de Comunicação da Adab destacará quais são as ferramentas disponíveis e quais erros não podem ser cometidos pelos profissionais.

Ribeiro também acredita que o evento é único para os profissionais do setor, principalmente em relação à gama de assuntos a serem discutidos. “No meu caso, além de apresentar como venho aplicando o Marketing Digital no meu negócio, também vou demonstrar ferramentas utilizadas, gratuitas e pagas, para desenvolvimento dessa atividade, vídeos de referência, dentre outras iniciativas como criação de sites e outros”, enfatiza.

 Localização do evento e como participar

O seminário Paranaguá 2020 será realizado no próximo dia 14 de fevereiro (sexta-feira), na sede do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Paraná (Avenida Coronel José Lobo, nº 736 – Paranaguá – PR), das 18h às 22h. As vagas para participação são limitadas e as inscrições podem ser feitas a partir da doação de 1 kg de alimento não perecível, pelos sites  https://www.sympla.com.br/seminario-paranagua-2020__775740 ou https://www.adabrasil.org.br/.

As doações serão entregues ao Asilo São Vicente de Paulo, tradicional entidade assistencial do município de Paranaguá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui