Santos Port Authority recebe doação de três estudos para modelagem de eventual concessão do canal de navegação

Documentos serão avaliados pela SPA

Imagem aérea do Porto de Santos

Matéria enviada em 07/01/2020

Foto: Divulgação/SPA

A Santos Port Authority (SPA) recebeu três estudos para subsidiar eventual concessão do canal de navegação do Porto de Santos. As apresentações atendem edital de chamamento publicado pela SPA em junho/2019, cujo prazo para apresentação terminou nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro. O objetivo foi obter parâmetros para subsidiar a modelagem de eventual concessão do canal de acesso ao Porto de Santos, que poderá ser objeto de licitação pela Administração Pública.

Oito dos 16 autorizados pela SPA a realizar e doar os estudos apresentaram material, sendo um individualmente (Boskalis do Brasil Dragagem e Serviços Marítimos Ltda) e os demais em dois grupos de trabalho, um formado por DTA Engenharia Ltda, Jan De Nul do Brasil Dragagem Ltda e Leonardo S.p.A.; e outro por Terrafirma Consultoria Empresarial e de Projetos Ltda, Dragabras Serviços de Dragagem Ltda, CPEA – Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais Ltda e Veirano Advogados.

Os documentos entregues serão avaliados pela SPA, explica o presidente Casemiro Tércio Carvalho: “Vamos avaliar as contribuições para elaborar um modelo e, a partir daí, decidir se será uma concessão isolada ou se a proposta será incorporada ao projeto de desestatização da administração portuária”. Segundo Tércio, “o mais importante são os parâmetros de eficiência da gestão do canal. A meta é mais movimentos de navios por dia”.

A doação dos estudos não tem ônus, encargos ou condições à SPA ou a qualquer membro da administração pública. Faz parte das iniciativas para aumentar a eficiência do Porto de Santos, com levantamentos, investigações e informações técnicas, podendo abranger, por exemplo, as atividades de dragagem, batimetrias e homologação das profundidades, serviço de rebocadores, monitoramento ambiental, atendimento de emergências, sinalização e Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTS).

Sobre a Santos Port Authority

A Santos Port Authority é uma empresa pública vinculada à Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Ministério da Infraestrutura (MINFRA). É responsável pelo planejamento logístico e pela administração da infraestrutura do Porto Organizado de Santos, o maior da América Latina, por onde passa quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Com 7,8 milhões de metros quadrados, o porto está localizado a 70 quilômetros da Grande São Paulo e possui 43¹ terminais marítimos e retroportuários, situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Santos e Guarujá (esquerda).

¹Alguns terminais operam dois tipos de carga e, por isso, são contabilizados como duas instalações.

Fonte: Superintendência de Comunicação Corporativa/Santos Port Authority

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui