ADAB Paranaguá e SDA do Paraná promovem seminário voltado a despachantes aduaneiros

O seminário Paranaguá 2020 será realizado na sede do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (SDA) do Paraná, em Paranaguá (PR), no próximo dia 14 de fevereiro

Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná

16/01/2020

Foto: Claudio Neves/Portal do Governo do Estado do Paraná

A ADAB, em parceria com o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Paraná (SDA), promoverá, no próximo dia 14 de fevereiro, o seminário Paranaguá 2020, voltado a despachantes aduaneiros de todo o Brasil, estudantes de Comércio Exterior, Administração e outros cursos e ao público em geral. O evento ocorrerá na sede do SDA, na Avenida Coronel José Lobo, nº 736, em Paranaguá (PR), com início previsto para às 18h. As inscrições poderão ser efetivadas a partir da doação de 1 kg de alimento não perecível.

Entre os palestrantes convidados está o advogado aduaneiro Eduardo Ribeiro Costa, que faz parte do corpo jurídico da ADAB Brasil, é mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos (Unisantos) e professor convidado de pós-graduação (MBA em Sistemática Aduaneira e MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais) da Unisantos. O tema da palestra do especialista será “Responsabilidade Civil e Criminal dos Despachantes Aduaneiros – Abordagem Civil e Criminal”.

O despachante aduaneiro Laércio Donizetti Olivaes Munhoz, delegado da ADAB, também será um dos palestrantes do evento. Com sua experiência como árbitro de Comércio Internacional, membro do Conselho de Relações Internacionais da Federação Nacional do Comércio (Fecomércio), professor universitário e palestrante, Munhoz abordará a questão da necessidade da busca pelo aperfeiçoamento e conhecimento constantes, por parte dos despachantes aduaneiros, e das boas práticas na profissão com a palestra “Despachante Aduaneiro 2020”.

O administrador de empresas com habilitação em Comércio Exterior, Edilson Sossa, proprietário da Sossa Seguros, também compõe o rol de palestrantes do Seminário Paranaguá 2020 e está definindo o tema de sua exposição. Sossa possui 32 anos de experiência em seguro de cargas nacionais e internacionais e atuou em grandes seguradoras nacionais e multinacionais. É palestrante, docente universitário, docente do Senac (Santos), docente do Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor) e consultor de seguro de transporte para embarcadores, transportadores, importadores, exportadores, seguradoras, corretoras de seguros, despachantes aduaneiros e outros, entre outras funções.

Outro palestrante confirmado é o diretor adjunto do corpo jurídico da ADAB Brasil, Rogério Chebabi, que também está definindo o tema de sua exposição no evento. As palestras terão duração de 45 minutos e os participantes terão 10 minutos para fazerem questionamentos e obterem suas respostas.

A programação detalhada do evento, com os demais palestrantes e temas a serem abordados, será divulgada brevemente, tanto no site da ADAB Brasil quanto nas redes sociais da entidade. Contamos com a presença de todos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui