3º Fórum Nacional dos Despachantes Aduaneiros pede união da classe

O 3º Fórum Nacional dos Despachantes Aduaneiros do Brasil realizado na Feira de Logística e Negócios Multimodais no município de Joinville em Santa Catarina na quinta-feira (29) reuniu mais de 100 profissionais de diversas regiões do país.

O Presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santa Catarina Marcelo Petrelli recepcionou os participantes. Na abertura do evento Petrelli chamou a atenção para a união dos despachantes e a luta por suas prerrogativas, sob pena da profissão acabar e eventos como o 3º Fórum perderem a razão de acontecer.

Já o presidente da ADAB Valter Rezende destacou a importância e a satisfação em participar de mais um Fórum. Rezende faz um breve histórico dos primeiros fóruns e da constituição da ADAB. Ao final reforçou o convite para aqueles que ainda não fizeram adesão à luta em defesa e respeito às prerrogativas do Despachante Aduaneiro.

Entre às 14:30 e 22:30 palestrantes e participantes puderam debater diversos temas acerca das prerrogativas e futuro da profissão do Despachante Aduaneiro. Durante as exposições dos palestrantes pôde-se observar a participação dos ouvintes com questionamentos referentes ao dia a dia do despachante.

Destaque para a palestra do Ex-Delegado da Receita Federal de Uruguaiana-RS, Dr Josémar Dalsoguio que alinhou a palestra ao propósito e tema do 3º fórum, o futuro do Despachante e que esteve presente por conta da articulação da ADA Associação dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana-RS e seu Vice-Presidente Paulo Estivalet. Sua fala sintetizou a impressão e o desejo da categoria, principalmente no que tange a necessidade de uma regulamentação para a profissão, por meio de uma legislação que garanta autonomia e independência em relação à Receita Federal.

Para encerramento das palestras Dalsoguio considerou fundamental deixar claro um aspecto, que embora seja seu ponto de vista, reflete o pensamento de boa parte dos Despachantes Aduaneiros: O Despacho Aduaneiro é do Despachante Aduaneiro e quem deve dizer isso é a norma, concluiu o Ex-Delegado da Receita Federal.

Para Valter Rezende, o 3º Fórum cumpriu sua missão, o saldo foi altamente positivo e atendeu às expectativas dos organizadores. A tarefa na sequência do Fórum é quanto as ações que devem orientar as entidades e os Despachantes, finaliza Rezende.

Fotos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui