O uso de Pallets de Madeira

Por Laércio Munhoz- Despachante Aduaneiro

Problemas podem ser evitados nas exportações no uso de Pallets de Madeira. Os despachantes aduaneiros, precisam e devem ser o porta voz de notícias do Comércio Exterior aos seus clientes, antes que Agentes de Cargas, Cias Aéreas, Armadores e Terminais Alfandegados o façam, pois assim se consolida o vínculo entre importadores e exportadores com o despachante aduaneiro, criando uma dependência a despeito da legislação, e enaltecendo assim a nossa importância no processo.

Alguns anos atrás países membros da OMC elaboraram uma Norma Internacional de Medidas Fitossanitárias (NIMF 15 – VIDE ANEXO IMPORTAÇÃO e EXPORTAÇÃO ANEXO) para regulamentar o uso de embalagens de madeira destinadas à exportação. Então ficou definido o processo de fumigação (dedetização) para evitar pragas, insetos e micro-organismos.

Uma empresa especializada vai fazer a fumigação das caixas ou pallets de madeira e emitirá um certificado de fumigação e também vai aplicar um carimbo na madeira.

Aqui no Brasil fazemos a fumigação por indução de calor HT (Heat Treatment) e em algumas situações específicas poderá ser utilizado o tratamento por brometo de metila, que tem aplicação bastante restrita por questões de risco à saúde de quem aplica e por questões ambientais, sendo o tratamento HT o mais utilizado.

Lembrando que nem toda madeira precisa de fumigação, sendo necessário para as madeiras brutas com uma determinada espessura.

Grato

Laércio Munhoz é Despachante Aduaneiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui